A utilização da Mídia Out of Home (MOOH), também conhecida com menos precisão como a publicidade “ao ar livre”, tem crescido de forma consistente nos últimos anos. De acordo com o Outdoor Advertising Association of America, esse tipo de publicidade exterior gerou US$ 7 bilhões em receitas em 2014.

Muito do crescimento de gastos nos meios de Mídia Out of Home pode ser explicado pelo aumento do número de aplicações que caem na categoria. É claro que painéis estáticos ainda contam como MOOH, mas agora há sinais digitais e displays interativos em shoppings, aeroportos, supermercados e transportes públicos, complementando a categoria que nunca sai de moda.

No post de hoje vamos contar um pouco mais sobre essa mídia e suas vantagens. Confira!

A interatividade e diversidade do OOH

Comerciantes e empresas buscam sempre envolver seu público-alvo nas campanhas, o que torna as possibilidades de interatividade com as mais recentes tecnologias de Mídia Out of Home altamente valiosas.

Os exemplos são muitos, como o case da Coca-Cola, na Alemanha. Para poder lançar suas mini latas, a empresa resolveu espalhar alguns mini quiosques pelas ruas. A campanha trazia a mensagem: “São as pequenas coisas da vida que nos fazem felizes”. A campanha inovadora criou interação direta com a marca e seus produtos, atraindo diversas pessoas que passavam pelo local e gerando grande repercussão pelas redes sociais.

A publicidade da Mídia Out of Home pode envolver o mercado por condução, localização e contexto para mensagens.

Por exemplo: o vencedor do Grande Prêmio no Festival de Cannes de 2013 para Mídia Out of Home foi a campanha IBM’s Smarter Ideas for Smarter Cities, onde a empresa instalou diversos cartazes, como uma espécie de mobiliário urbano, para transmitir a mensagem de que a IBM construiu áreas urbanas mais inteligentes. A campanha baseava-se em soluções simples, mas muito criativas, propondo ajudar as cidades e tornar a vida das pessoas um pouco melhor.

Vantagens e desvantagens

Entre as principais vantagens da publicidade em Mídia Out of Home, podemos destacar as seguintes:

  • Grande alcance da audiência em massa;
  • Alta frequência;
  • Flexibilidade geográfica;
  • Baixo custo de investimento.

 

A MOOH exige uma produção mais elaborada, e se você for criativo, você pode produzir uma campanha muito eficiente com custo baixo e que traz grande retorno sobre o investimento de seu cliente.

Dicas e truques para aplicar Mídia Out of Home

Mas como fazer MOOH da maneira certa? Separamos algumas dicas essenciais e muito eficientes para você! Confira:

  • Defina uma mensagem simples;
  • Use fontes grandes e claras;
  • Certifique-se de seguir as regras e regulamentos do local (cidades diferentes têm restrições diferentes em torno das MOOH);
  • Seja ousado na criatividade, no conceito e no design;
  • Coordene seu departamento de marketing e publicidade para realizar campanhas de MOOH através de novas táticas de marketing e publicidade.

 

Por fim, a melhor e mais importante dica: Encontre um meio da Mídia Out of Home atingir seu público-alvo no momento ideal. Seguindo essas orientações, certamente você conseguirá todo o retorno que pode ser oferecido pela MOOH!

 

Fonte: ADMOOH (uCreative Partner)