A utilização da Mídia Out of Home (MOOH), também conhecida com menos precisão como a publicidade “ao ar livre”, tem crescido de forma consistente nos últimos anos. De acordo com o Outdoor Advertising Association of America, esse tipo de publicidade exterior gerou US$ 7 bilhões em receitas em 2014.
Muito do crescimento de gastos nos meios de Mídia Out of Home pode ser explicado pelo aumento do número de aplicações que caem na categoria. É claro que painéis estáticos ainda contam como MOOH, mas agora há sinais digitais e displays interativos em shoppings, aeroportos, supermercados e transportes públicos, complementando a categoria que nunca sai de moda.
No post de hoje vamos contar um pouco mais sobre essa mídia e suas vantagens. Confira!
A interatividade e diversidade do OOH
Comerciantes e empresas buscam sempre envolver seu público-alvo nas campanhas, o que torna as possibilidades de interatividade com as mais recentes tecnologias de Mídia Out of Home altamente valiosas.
Os exemplos são muitos, como o case da Coca-Cola, na Alemanha. Para poder lançar suas mini latas, a empresa resolveu espalhar alguns mini quiosques pelas ruas. A campanha trazia a mensagem: “São as pequenas coisas da vida que nos fazem felizes”. A campanha inovadora criou interação direta com a marca e seus produtos, atraindo diversas pessoas que passavam pelo local e gerando grande repercussão pelas redes sociais.
A publicidade da Mídia Out of Home pode envolver o mercado por condução, localização e contexto para mensagens.
Por exemplo: o vencedor do Grande Prêmio no Festival de Cannes de 2013 para Mídia Out of Home foi a campanha IBM’s Smarter Ideas for Smarter Cities, onde a empresa instalou diversos cartazes, como uma espécie de mobiliário urbano, para transmitir a mensagem de que a IBM construiu áreas urbanas mais inteligentes. A campanha baseava-se em soluções simples, mas muito criativas, propondo ajudar as cidades e tornar a vida das pessoas um pouco melhor.
Vantagens e desvantagens
Entre as principais vantagens da publicidade em Mídia Out of Home, podemos destacar as seguintes:
- Grande alcance da audiência em massa;
- Alta frequência;
- Flexibilidade geográfica;
- Baixo custo de investimento.
A MOOH exige uma produção mais elaborada, e se você for criativo, você pode produzir uma campanha muito eficiente com custo baixo e que traz grande retorno sobre o investimento de seu cliente.
Dicas e truques para aplicar Mídia Out of Home
Mas como fazer MOOH da maneira certa? Separamos algumas dicas essenciais e muito eficientes para você! Confira:
- Defina uma mensagem simples;
- Use fontes grandes e claras;
- Certifique-se de seguir as regras e regulamentos do local (cidades diferentes têm restrições diferentes em torno das MOOH);
- Seja ousado na criatividade, no conceito e no design;
- Coordene seu departamento de marketing e publicidade para realizar campanhas de MOOH através de novas táticas de marketing e publicidade.
Por fim, a melhor e mais importante dica: Encontre um meio da Mídia Out of Home atingir seu público-alvo no momento ideal. Seguindo essas orientações, certamente você conseguirá todo o retorno que pode ser oferecido pela MOOH!
Fonte: ADMOOH (uCreative Partner)
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